quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Corruptelas, as expressões modificadas

Você já deve ter ouvido em vários lugares expressões e ditados interessantes, tais como "quem não tem cão, caça com gato", "quem tem boca vai a Roma", etc...


Pois bem, por mais incrível que pareça esses ditados nem sempre foram escritos dessa maneira. Veja bem:


"Quem não tem cão, caça com gato" - Este já é um ditado mais antigo que andar pra frente. Tão antigo, que foi se alterando com o passar do tempo. A maneira original de se falar esse ditado era "Quem não tem cão, caça como um gato". Este ditado era usado para indicar que quando uma pessoa não é acompanhada (relacionada), ela terá que se virar sozinha, como um gato.


"Quem tem boca vai a Roma" - Este é mais um ditado popular modificado com o tempo. Trata-se de uma expressão antiga e irônica; "Quem tem boca vaia Roma". Esta expressão indicava que quem falava muito, sem parar, um dia falaria mais do que deveria, e acabaria cometendo um erro, como vaiar a cidade de Roma.


"Cuspido e escarrado" - Expressão usada para designar semelhança entre duas pessoas, sempre teve esse mesmo significado, porém nem sempre foi usado dessa forma. A maneira original seria "Esculpido a carrara", carrara é um tipo de mármore usado como suporte de escultura.


"Pé de moleque" - Este doce de amendoim é famoso e delicioso, porém poucos sabem por que recebeu esse nome. Não pense que seja porque se parece com pé de menino, todo estrupiado, cheio de calos e feridas... Não tem nada a ver! Trata-se de uma expressão usada pelas antigas mineiras, que faziam esse doce e deixavam em suas janelas. As crianças que moravam em casas próximas viviam roubando esses docinhos e logo depois fugiam, as cozinheiras do doce gritavam sem parar "pede, moleque!!". Mais tarde, essa expressão se modificou até virar o Pé de Moleque que conhecemos.


"Cor de burro quando foge" - Expressão antiga, usada pra definir cores as quais não lembramos o nome. Originalmente era escrita "Corro de burro quando foge", usada para definir a maneira como os burros corriam. Mais tarde essa expressão se alterou até se transformar no popular "Cor de burro quando foge". 


Essas expressões e ditos modificados se chamam CORRUPTELAS, e as encontramos diariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário